lundi 16 mai 2011

Informação e humilhação

A gente esta' vivendo segundo a segundo, a evolução do caso DSK nos EUA.
Pouco a pouco, a cobertura jornalistica da' caldo para muitos enredos. Os franceses de forma geral estão completamente chocados com as imagens de DSK algemado, porque faz dez anos que o que vale na lei gaulesa é a presunção de inocência e se a pessoa ainda não foi julgada, ela não pode ser mostrada algemada, nem atras das grades, nem dentro da delegacia, nem dentro de tribunal.
Alias, câmera alguma entre em tribunal aqui. Entro na Folha de São Paulo e me deparo com um artigo rididulo do Clovis Rossi, perguntando "você votaria num predador sexual?".
Se fosse aqui na França, ele estaria preso. E não seria considerado ataque à liberdade de expressão, mas ataque à dignidade da pessoa humana. Porque a lei francesa proibe expressamente qualquer tipo de indução por parte da midia, através de enquetes ou perguntas como esta, que condenam socialemente uma pessoa que ainda não foi julgada.
Quando eu me lembro dos programas populares brasileiros, que deixam os reporteres entrar em delegacias, entrevistas acusados e acusadas, exibindo as pessoas para mostrar que "justiça" sera' feita, chega me da' preguiça de voltar.....

Informar, não é humilhar.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire