samedi 14 mai 2011

Nigéria


Ontem à noite, a gente começou a ver um dos programas mais populares e antigos da França, o "Thalassa". Thalassa apresenta a relação de comunidades com sistemas marinhos pelo mundo todo. Um dos programas mais inteligentes que eu ja' vi, apesar da trilha sonora ser bastante mediocre tendo em conta a qualidade sonora que eles poderiam explorar através diversas culturas.
Ontem, meu coração se despedaçou e ainda esta' dificil de juntar os pedacinhos. Nunca vi algo tão injusto, tão devastador, tão podre e tão indigno do que a exploração de petroleo do Delta do Niger, na Nigéria.
Se eu ja' tinha uma tendência a apoiar todos os movimentos migratorios de africanos para estas bandas, agora então, eu endosso que eles fujam e que venham pra ca' sim! So' cutando o "rabo" dos europeus com mãos, bocas e cabeças famintas de dignidade, que os mais ricos tomarão a decisão politica de parar de alimentar a destruição humana e de natureza.
Pra quem viu o desastre da plataforma petrolifera la nos EUA, ano passado, o que o reporter Philippe Lespinasse et o camera-men Denis Bassompierre mostraram ontem, é fichinha!!!!
Eu não imaginava que pudesse existir o inferno na Terra. Pois bem, olhes estas fotos aqui e imaginem o que eles puderam mostrar em termos de devastação e miséria:

Depois de navegar numa "piroga" num verdadeiro mar de petroleo que destruiu um imenso mangue, eles chegaram neste lugar secreto, onde homens destilam clandestinamente o petroleo. Este petroleo vem de canos kilométricos, instalados pela TOTAL para evacuar a produção da empresa no pequeno porto da cidade.
A Total, ferrou a vida da população local desde 1958!!!!!!!!!
A reportagem é insuportavelmente revoltante. A gente vê os navios cargueiros lotados de oleo e de gaz dividindo o porto com os pescadores miseraveis que ja' não têm o que comer porque a poluição destruiu mangue, destruiu animais, destruiu o homem....
Como se não bastasse tamanha injustiça, as populações locais vivem ser energia e sem gaz, enquanto que a Total queima a céu aberto, o gaz que eles não conseguem vender.
Completamente desesperador, ver a comunidade sendo cozinhada pelas chamas malditas da Total.
Em determinado momento da emissão, faz-se um flash back das vozes que desafiaram e protestaram.
Foi aniquilador ver, pendurados, mortos por enforcamento, os corpos daqueles que se bateram pelo simples direito ao respeito de se viver... Uma parte de mim sufocou.
A Nigéria tem cento e cinquenta milhões de habitantes e é o maior produtor de petroleo da Africa. A Total instalou uma plataforma gigantesca, chamada Akpo FPSO, um monstro que bebe oleo e nutri a desigualdade na sua forma mais cruel.
So' pra ter uma idéia do desastre, todos estes pontinhos vermelhos são campos de petroleo.


Em 40 anos de exploração, foram 2000 "marés negras" que invadiram o Delta. A média de vida da população é de 40 anos.

Eu que quase chorei quando vi o que aconteceu no Golfo do México por causa da BP, fico completamente consternada ao perceber que a gente não sabe a dimensão catastrofica da vida de muitos africanos em tantos anos de exploração....
Vergonha. Hoje é isso que eu sinto. Vergonha da espécie humana.


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire